Setor de luxo sofre impacto após resultados da LVMH; demanda dos EUA desacelera

26/07/2023

Demanda chinesa impulsiona crescimento, mas setor de luxo enfrenta desafios nos EUA: Análise dos resultados da LVMH no segundo trimestre de 2023. 

Foto: Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images
Foto: Thomas Trutschel/Photothek via Getty Images

As ações das principais empresas de luxo foram afetadas nesta quarta-feira após a divulgação dos resultados do segundo trimestre da MVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, que ficaram em linha com as expectativas, mas confirmaram sinais de enfraquecimento da demanda nos EUA.

O maior grupo de luxo do mundo registrou crescimento de 21% nas vendas orgânicas de sua divisão de moda e couro no segundo trimestre, em linha com as previsões dos analistas. Embora a demanda chinesa tenha se recuperado, o crescimento nos EUA desacelerou. As ações da LVMH caíram 4% enquanto suas concorrentes, Kering e Hermès International, também registraram queda.

Analistas apontam que esses números sugerem um período de crescimento ligeiramente menor para o setor de luxo, à medida que a demanda dos consumidores se normaliza. As vendas nos EUA caíram 1% no segundo trimestre, após um aumento de 8% no primeiro trimestre, enquanto as vendas na Ásia, excluindo o Japão, aumentaram 34% no segundo trimestre.

Apesar da desaceleração nos EUA, as vendas de moda e artigos de couro para consumidores chineses apresentaram um crescimento notável, entre 40% e 45% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2021.

As margens da divisão foram afetadas por gastos com publicidade e promoções, mas analistas veem a LVMH como uma das melhores opções no setor de luxo, devido ao seu portfólio de marcas equilibrado e vantagens de escala.

Embora as receitas dos produtos de moda e couro devam se normalizar, as divisões mais expostas ao varejo de viagens e distribuição atacadista devem continuar a se recuperar, e espera-se que a LVMH mantenha sua margem elevada e perfil de retorno sobre o capital investido em 2023.