Amazon cancela lista de marcas privadas em meio a pressão antitruste

12/08/2023

Equilibrando a concorrência: Amazon opta por manter apenas marcas privadas relevantes.

Foto:  FOTO: PATRICK T. FALLON/AGENCE FRANCE-PRESSE/GETTY IMAGES // wsj.com
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A Amazon.com está retirando diversas de suas marcas de roupas privadas, numa tentativa de cortar custos e abordar preocupações antitruste, revelou uma fonte familiarizada com o assunto. A decisão foi divulgada inicialmente pelo Wall Street Journal, que informou que a empresa optou por descontinuar 27 das suas 30 marcas internas na divisão de roupas, mantendo apenas Amazon Essentials, Amazon Collection e Amazon Aware.

Além disso, a Amazon está gradualmente eliminando suas marcas próprias de móveis, como Rivet e Stone & Beam, à medida que seus estoques se esgotam. O movimento foi explicado por Matt Taddy, Vice-Presidente de Marcas Privadas da Amazon, que afirmou que a empresa desvaloriza produtos que não têm apelo para os clientes e busca maneiras de melhor atender às suas necessidades.

Foto: Thorsten Wagner/Bloomberg via Getty Images
Foto: Thorsten Wagner/Bloomberg via Getty Images

Essa decisão ocorre após especulações de que a Amazon estava considerando a saída do negócio de marcas privadas como uma possível concessão à Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), caso os reguladores movessem um processo antitruste contra a empresa. A Amazon enfrentou críticas sobre práticas que favoreciam seus próprios produtos em detrimento de vendedores externos em sua plataforma.

A FTC havia iniciado uma investigação antitruste sobre a Amazon durante o governo Trump, como parte de uma avaliação mais ampla das práticas de gigantes da tecnologia. A Amazon negou qualquer irregularidade, mas se reunirá com a FTC na próxima semana para apresentar argumentos contra a abertura de um processo antitruste pela agência reguladora.

Essa decisão da Amazon em reduzir seu portfólio de marcas privadas pode ser vista como um esforço para aliviar as preocupações antitruste e manter um equilíbrio competitivo em sua plataforma de vendas.