Birkenstock planeja ações de investimento de até US$ 8 bilhões após lançamento do filme "Barbie".

31/07/2023

Marca alemã de calçados icônica busca oferta pública inicial nos EUA. 

A Birkenstock, icônica fabricante alemã de calçados, está planejando uma oferta pública inicial de ações (IPO) com o apoio da empresa de private equity L Catterton, que pode avaliar a marca em mais de US$ 8 bilhões. A L Catterton, que é apoiada pela grife de luxo francesa LVMH, está trabalhando em parceria com o Goldman Sachs Group e o JPMorgan Chase para possibilitar o IPO nos EUA, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

A oferta pública inicial pode avaliar a Birkenstock em até US$ 10 bilhões, impulsionada, em parte, pelas vendas crescentes após o sucesso do filme da Barbie, onde Margot Robbie, no papel-título, usa um par de Birkenstocks cor-de-rosa em uma cena.

A empresa de quase 250 anos de história se tornou uma marca de alta moda, colaborando com nomes de luxo como Dior, Manolo Blahnik e Valentino, além de lançar variantes de grifes como Celine e Givenchy. As sandálias Birkenstock são vendidas nos EUA desde 1966.

(reprodução/instagram @birkenstock)
(reprodução/instagram @birkenstock)

No último ano, a receita da Birkenstock cresceu 29%, chegando a cerca de € 1,2 bilhão (US$ 1,3 bilhão), gerando lucros ajustados de € 394 milhões, de acordo com uma apresentação vista pela Bloomberg News. A empresa tem feito investimentos significativos em suas unidades de produção na Alemanha, incluindo uma nova fábrica de € 120 milhões em Pasewalk, cidade ao norte de Berlim.

A possível IPO da Birkenstock ocorreria mais de dois anos após a L Catterton e a empresa de investimentos do bilionário Bernard Arnault adquirirem uma participação majoritária no negócio, avaliando-o em cerca de € 4 bilhões.

O mercado americano de IPOs parece estar voltando à vida após 18 meses de inatividade, impulsionado pelo sucesso recente do IPO da rede de restaurantes Cava Group. O IPO da Birkenstock promete ser um dos destaques do mercado e uma oportunidade para a empresa expandir ainda mais sua presença globalmente.