Copa do Mundo Feminina impulsiona o mercado de marcas esportivas como alto investimento

31/07/2023

Nike e Adidas lideram o jogo com colaborações e patrocínios em meio ao sucesso do torneio. 

(reprodução/instagram @nikefootball)
(reprodução/instagram @nikefootball)

A Copa do Mundo Feminina, em andamento na Austrália e Nova Zelândia, tem chamado a atenção das marcas, que buscam capitalizar o interesse e a audiência crescentes no esporte. Com investimentos sem precedentes de federações esportivas, parceiros comerciais e emissoras, o torneio já vendeu um recorde de 1,5 milhão de ingressos até o momento, em comparação com um milhão em 2019. 

Nike e Adidas estão se destacando com suas participações na Copa do Mundo. A Nike se uniu à designer de luxo Martine Rose para criar uma elegante alfaiataria unissex e uma cápsula de tênis para a seleção de futebol feminino dos EUA. A campanha conta com a participação de renomadas jogadoras, como a capitã da Inglaterra Leah Williamson e a lendária Megan Rapinoe, que está prestes a se aposentar.

Collab Nike X Martine Rose // FFW.com.br
Collab Nike X Martine Rose // FFW.com.br

Mesmo a Adidas sendo uma das principais patrocinadoras da FIFA, fornecendo bolas de jogo e roupas de árbitros para o torneio, a Nike lidera em termos de patrocínios de equipes individuais, com 13 equipes parceiras em comparação com 10 da Adidas. Ambas as marcas estão atentas às últimas etapas do torneio, pois uma vitória na final para uma de suas equipes parceiras resultará em um aumento significativo de marketing e vendas, impulsionado pelas vendas de camisas e merchandising.

O sucesso da Copa do Mundo Feminina também tem demonstrado o poder de influência das marcas esportivas. Após a jogadora inglesa Chloe Kelly marcar o gol da vitória na final da Eurocopa e comemorar com sua camisa acima da cabeça, a Nike esgotou rapidamente os sutiãs esportivos brancos com o icônico logotipo swoosh.

Com o torneio caminhando para a final em 20 de agosto, tanto a Nike quanto a Adidas esperam continuar aproveitando o sucesso do futebol feminino, reforçando sua presença no esporte em expansão e alcançando um público cada vez maior.