De volta aos anos 90: O renascimento do "lookinho básico" como tendência

30/08/2023

Celebridades e grifes de renome adotam a estética "Model Off-Duty".

Dos mesmos criadores da expressão "Se falou, tá falado", surge agora o conceito de "se desfilou, é usado". Nas principais passarelas do mundo, o icônico "lookinho básico" está retomando seu lugar nos holofotes. Calça jeans, camiseta branca e um par de tênis ou sandália – uma combinação simples e atemporal que está sendo abraçada por celebridades como Kylie Jenner, Hailey Bieber e Gigi Hadid em suas rotinas agitadas.

Gigi Hadid - Foto: Raymond Hall/GC Images
Gigi Hadid - Foto: Raymond Hall/GC Images

Batizada de "Model off-duty" ou "modelo em dia de folga" em tradução literal, essa estética resplandece como uma moda chique e minimalista, que exala um ar despretensioso. O retorno dessa tendência é facilmente justificado pelo ressurgimento dos nomes das grandes top models do final dos anos 90 e início dos anos 2000, que voltaram ao centro das atenções nos últimos meses. Não é surpresa, portanto, que esses ícones das passarelas dessa época estejam adornando a capa da edição de setembro da Vogue América, uma das edições mais icônicas do ano.

Vogue edição setembro 2023 - Foto: Vogue.com
Vogue edição setembro 2023 - Foto: Vogue.com

Nas recentes semanas de moda internacionais, marcas de prestígio como Gucci e Bottega Veneta confirmaram que a opção pelo estilo "básico" não implica em falta de estilo. Afinal, as tendências da década de 2010 estão gradualmente retomando seus lugares merecidos, incorporando-se a looks simples, porém não menos estilosos.

A mensagem é clara: a elegância e o estilo podem ser alcançados por meio da simplicidade. O "lookinho básico" ressurge como uma declaração de moda que valoriza o conforto, a autenticidade e a atemporalidade, provando que o básico pode ser extraordinário nas mãos certas. É uma lembrança de que a moda se reinventa, incorporando influências passadas para criar uma expressão contemporânea que transcende as décadas.