OS PAIS DA NOVA GERAÇÃO FASHION

14/05/2023

O que ouço desde que passei a entender o mundo é: "mãe ou pai é quem cuida". Se todos acreditam, já não posso dizer, mas sigo comprovando a teoria que de fato qualquer ser humano necessita de atenção e investimento (não apenas financeiro) para poder crescer forte em meio a loucura social.

Diante esse pensamento me veio a pergunta "Se mãe ou pai é quem cuida, quem são os "cuidadores" da nova geração fashion?" e imediatamente lembrei das grandes fundações de incentivo ao ensino da moda e sociedade que as próprias designers (mais conceituadas da história) fundaram, fornecendo oportunidades que muitos aspirantes e futuros revolucionários da indústria não possuem. 

Foto: @Fondazioneferragamo
Foto: @Fondazioneferragamo

Por isso, na publicação de hoje iremos conhecer as grandes fundações de incentivo a educação de moda criadas por grandes personalidades do meio. Aproveite o conteúdo.

Fundação PRADA

Fundada em 1993 pela designer Miuccia Prada e sua marido Patrizio Bertelli (atual CEO do grupo Prada), com o intuito de patrocinar comissões de artistas monográficos, conferências de filosofia contemporânea, exposições de pesquisa e iniciativas relacionadas ao campo do cinema.

Focados em expandir os conhecimentos e maneiras pela qual s humanidade transformou ideias em disciplinas e produtos culturais, como: literatura, cinema, música, filosofia, arte e ciência.

Ativa em grandes cidades como Milão, Nova York, Xangai e Tóquio. A instituição oferece oportunidades para expandir e enriquecer processos de aprendizagem. "A ideia é de que a cultura é profundamente útil e necessária, bem como atraente e envolvente" relata a fundadora no site da fundação.

Foto:  Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti - Fundação PRADA Veneza
Foto: Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti - Fundação PRADA Veneza

Para conhecer mais sobre a instituição, acesse o link: www.fondazioneprada.org 

Fundação Ferragamo

Criada em 15 de março de 2023 em Florença, Itália, sob a presidência de Wanda Miletti Ferragamo. O intuito da Fundação é promover e mostrar ao mundo o artesanato e produções italianas, com foco em moda, design, processos criativos e culturais, seguindo a linha estética de Salvatore Ferragamo.

Visando eternizar os trabalhos do fundador da casa, incentivando a apreciação pública das qualidades artísticas de Ferragamo no século XX. Para alcançar esse objetivo, as atividades da Instituição incluem várias colaborações com o "Museo Salvatore Ferragamo" como exposições, seminários e projetos educacionais.

A fundação irá fornecer cursos de treinamento, laboratórios, incentivos culturais e publicações em parceria com entidades públicas e privadas, por meio de concursos e bolsas de estudo aos interessados.

Foto: Fondazioneferragamo - instagram
Foto: Fondazioneferragamo - instagram

Para conhecer mais sobre a instituição, acesse o link: www.instagram.com/fondazioneferragamo/

Museu e Fundação Cristóbal Balenciaga

A fundação tem como objetivo promover, desenvolver e divulgar a importância a figura e obra do estilista Cristóbal Balenciaga Eizagirre no mundo da moda e particularmente na Alta-Costura.

Para facilitar o conhecimento e usufruir do museu e sua história, a instituição possui iniciativas participativas e educacionais com programas de atividades adaptadas a diferentes etapas educativas e ajustadas aos conteúdos curriculares.

Também, o museu realiza uma série de iniciativas voltadas para o publico profissional com a intenção de ampliar o conhecimento, habilidades e experiências associadas ao perfil da maison. 

Foto: @Museobalenciaga - Twitter
Foto: @Museobalenciaga - Twitter

Para conhecer mais sobre a instituição, acesse o link: www.cristobalbalenciagamuseoa.com

Fundação Hermann Hering

E claro que teremos os incentivadores de moda brasileira.

Localizada em Blumenau, SC, a Fundação surgiu em 1935 durante a gestão de Curt Hering, criada em parceria com seu irmão Bruno Hering em comemoração ao centenário do nascimento de seu pai, Hermann Hering, com o intuito de oferecer aos operários da antiga fábrica Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social. Depois, no ano de 2011, a instituição passou a ampliar sua contribuição a partir de projetos de transformação social por meio da projetos e cursos de moda.

A base de atuação está na memória e cultura, além do empreendedorismo no mercado, abordando temas como cultura criativa e conexão com o varejo. Alinhados ao propósito #ModaProNovoMundo, buscam construir uma rede de conhecimento mais sustentável para a moda.

Foto: Fundação Hermann Hering
Foto: Fundação Hermann Hering

Para conhecer mais sobre a instituição, acesse o link: www.fundacaohermannhering.org.br