Esporte de luxo? Grifes estão cada vez mais presentes nas quadras de tênis

31/08/2023

A convergência entre esporte, moda e marketing cada vez mais compactada no mercado global.

Tenista Jannik Sinner - Foto: Sarah Stier/Getty Images
Tenista Jannik Sinner - Foto: Sarah Stier/Getty Images

Uma onda de jovens campeões, diversificados e habilidosos nas redes sociais, tem invadido o cenário esportivo à medida que marcas icônicas como Louis Vuitton, Gucci e Armani ampliam seus investimentos em estratégias de marketing "culturais", que transcendem as passarelas e exploram os interesses mais amplos dos consumidores.

Os jogadores espanhol Carlos Alcaraz e italiano Jannik Sinner estão brilhando nos holofotes do torneio de tênis "US Open", o prestigioso "United States Open Tennis Championships" realizado nos Estados Unidos. Com destaque, esses astros do esporte tornaram-se alvos cobiçados pelas grandes marcas de moda, ansiosas para associar seus produtos a essas personalidades e impulsionar o engajamento no mundo esportivo.

Carlos Alcaraz, um talentoso jogador de 20 anos, assumiu o papel de embaixador da Louis Vuitton no início do verão americano e recentemente liderou a campanha da marca para formalwear primavera-verão 2024. Enquanto isso, Jannik Sinner tornou-se um representante da Gucci, marcando sua presença nas quadras ao desfilar com as distintas malas de mão da grife.

 Lorenzo Sonego, tenista italiano patrocinado pela Empório Armani durante o US Open de 2023 - Foto: Sarah Stier/Getty Images
Lorenzo Sonego, tenista italiano patrocinado pela Empório Armani durante o US Open de 2023 - Foto: Sarah Stier/Getty Images

O tênis, com uma base global de fãs estimada em 1 bilhão, emergiu como um alvo primordial para os profissionais de marketing. Acompanhando essa popularidade crescente, há uma nova geração de jogadores: jovens, diversificados, carismáticos e altamente ativos nas redes sociais, com um profundo interesse em moda. Esse grupo está pavimentando novas formas para as marcas se conectarem autenticamente com os consumidores.

A presença desses atletas não se limita às quadras, eles também fazem parte do cenário de moda, marcando presença em semanas de moda e eventos relacionados. Segundo Carly Duguid, cofundadora e diretora criativa da agência de talentos Evolve, esses atletas enxergam essas atividades como uma via de mão dupla, em vez de uma mera obrigação promocional.

Para os fãs do esporte e as marcas que buscam alcançá-los, há uma transformação na narrativa do tênis, que passou de uma exclusividade para uma acessibilidade muito mais ampla. O surgimento dessa nova geração de estrelas do tênis coincidiu oportunamente com uma mudança nas estratégias das marcas de luxo, que agora buscam ampliar seus horizontes ao se associar à cultura. 

À medida que as marcas buscam expandir sua presença e se conectar com os consumidores, o esporte oferece uma plataforma universal para atingir esse objetivo. Além da visibilidade global, a qualidade da narrativa também é considerada um fator determinante, moldando  o futuro da conexão entre marcas, atletas e consumidores.