Modelos da Omega e Cartier ganham destaque enquanto Rolex enfrenta queda de preços

29/07/2023

Relógios raros e de tamanho menor conquistam interesse de colecionadores em meio à desvalorização de modelos populares de Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet. 

Foto:  Jeffrey Greenberg/Universal Images Group via Getty Images
Foto: Jeffrey Greenberg/Universal Images Group via Getty Images

Uma reviravolta no mercado de relógios de luxo está acontecendo, onde alguns modelos menos conhecidos da Omega e Cartier estão superando os preços dos famosos relógios Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet. O Bloomberg Subdial Watch Index, que acompanha os 50 relógios mais negociados no mercado secundário, sofreu uma queda de 1,4% em um mês e acumula uma redução de 16% em relação ao ano passado. As taxas de juros mais altas, a instabilidade econômica e a queda no valor das criptomoedas resultaram em um aumento da oferta de relógios de luxo usados, o que tem pressionado os preços para baixo.

No entanto, a plataforma de negociação e revenda de relógios usados, Subdial, identificou uma tendência interessante. Alguns modelos de preço intermediário de marcas como Omega, Cartier, TAG Heuer e Tudor estão contrariando a tendência de queda e conquistando o interesse de colecionadores e entusiastas. Entre eles, o relógio de mergulho Omega Seamaster de 36 milímetros tem se destacado, sendo negociado a cerca de US$ 5.253. A cofundadora da Subdial, Christy Davis, explica que esse modelo está ganhando popularidade por capturar a tendência de bens de luxo mais discretos e pelo seu tamanho menor, que está em alta no mercado.

Foto: Cortesia Tag Heuer
Foto: Cortesia Tag Heuer

Apesar da desvalorização nos preços de modelos mais populares de Rolex, analistas do Morgan Stanley apontam que esses relógios ainda mantêm um valor acima do varejo no mercado secundário. Entretanto, a expectativa é que os preços continuem caindo no terceiro trimestre devido aos níveis elevados de oferta. Enquanto isso, a busca por modelos raros e desvalorizados, especialmente aqueles com tamanhos menores, continua a atrair o interesse dos consumidores e a impulsionar a indústria de relógios de luxo em uma nova direção.