O mercado de moda impulsionado pelo #Barbiecore no mês de julho

25/07/2023

Fenômeno cultural e lançamento de filme inspiram empreendedores a apostar na estética cor de rosa, impulsionando as vendas de acessórios e vestuários com a cor. 

Foto: David Canales/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Foto: David Canales/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O "mundo rosa" se tornou um fenômeno no varejo online brasileiro em julho, impactando positivamente os pequenos e médios empreendedores digitais. De acordo com um levantamento da plataforma de criação de lojas online Nuvemshop, a venda de produtos classificados como "rosa" aumentou significativamente em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A tendência, que recebeu o nome de "Barbiecore", foi impulsionada pelo lançamento de um filme protagonizado pela icônica boneca da Mattel. Diversas marcas de moda lançaram coleções inspiradas nessa estética cor de rosa, e o movimento ganhou força nas redes sociais, com um aumento expressivo de publicações relacionadas à cor.

@falaprasamigax BARBIE NA RIACHUELO: NOVA COLEÇÃO ✨💜 Pede o link! •JÁ SALVA ESSE REELS PARA FICAR DE OLHO NAS NOVIDADES• Bora que hoje finalmente eu achei a nova colecao Barbie na Riachuelo - quem aí ta animado para o filme? São vários looks e acessórios para se inspirar e se jogar nas tendencias barbie core. 🤑TEM DESCONTO: RCHLO980594AFL (Cupom de 10% off acima de 99)🤑 📍Riachuelo - Pede o link da coleção que eu envio! ~não esqueça de curtir, comentar, salvar, compartilhar e siga para mais @falaprasamigax •••••• #barbiemovie #barbiecore #achadosriachuelo #achadinhosriachuelo #lojasriachuelo #riachuelo #provadorfashion #achados #barbie #barbiethemovie #cupomriachuelo #looksfemininos #looksdeinverno #achadosriachuelo #mundopink ♬ Barbie Girl - Lady Aqua

Durante o período analisado, de início de julho até o dia 19, os empreendedores cadastrados na Nuvemshop registraram um aumento de 20% na quantidade de itens à venda com a cor "rosa" em comparação com 2022. A quantidade de produtos classificados como rosa chegou a mais de 37 mil, com destaque para acessórios, como brincos, tiaras e bolsas, e vestuários, como vestidos, jaquetas e saias.

Outra categoria que se destacou foram os itens "Pink", com um aumento de 96% nas vendas, totalizando mais de 69 mil produtos vendidos. O número de itens cadastrados chegou a mais de 17 mil, representando um crescimento de 46% em relação ao ano anterior.

A tendência "Barbiecore" mostrou-se como uma oportunidade para os empreendedores digitais, que rapidamente se adaptaram ao movimento cultural e à busca do público por produtos relacionados à estética cor de rosa. A versatilidade e a popularidade dessa cor têm impulsionado as vendas online e prometem continuar atraindo consumidores em busca de produtos diferenciados e com apelo visual marcante.

Matéria publicada pelo Fashionnetwork.com