O Multiverso existe. Te provo isso.

09/07/2023
Créditos:Thenationalnews
Créditos:Thenationalnews

França, julho de 2023.

Não, não estou me dirigindo a você diretamente de terras europeias. Porém, me sinto presente na realidade já que nos últimos meses tenho vivido mais os acontecimentos de lá graças aos "mil e um" desfiles das "mil e umas" semanas de moda. Foram tantas roupas, conceitos, modelos, luxo ou não, crítica ou reflexão que, mesmo sendo um amante da moda, agradeço a temporada terminar. Detalhe, AINDA nem participo presencialmente do evento, mas sigo ansioso para poder repetir essas palavras depois de um longo dia de desfiles e network.

Enfim, voltando ao foco do verdadeiro motivo que vos escrevo. A semana de moda mais luxuosa de todas se encerrou no último dia seis e vários questionamentos foram levantados durante o período. Acredito que você, antenado as notícias do mundo, soube do caso brutal do estudante Nahel Merzouk morto por policiais, fato ocorrido no interior da França. Diante disso, inúmeros protestos transformaram a imponente Paris em um verdadeiro centro de guerra.

Poucos metros deste cenário caótico, celebridades, princesas e colecionadores de arte aguardavam as novas criações de designers super consagrados no mundo fashion e pousavam para o paredão de fotógrafos frenéticos que gritavam seus nomes em busca do "click" ideal para estampar mais uma edição da futura capa.

Inúmeras opiniões e protestos online me fizeram parar e refletir sobre o fato curioso das extremas realidades opostas que um mesmo povo vive, porém não o mesmo grupo social. Alguns disseram que a ideia de seguir com os desfiles era inaceitável. E, de fato, houve alguns que seguiram a narrativa, mas pelo medo de os manifestantes atrapalharem o glamour da passarela, diga-se a marca Celine, e não pelo desejo de se posicionar acerca do ocorrido. Outras, seguiram o ritmo intenso e mega luxuoso da Semana de Alta Costura.

Não sei se já estou criticando ou apenas levantando mais uma questão para pensarmos. Ainda me pergunto se estivesse a frente da organização de um desfile tão grandioso e importante para o setor, seria capaz de parar tudo a poucos dias do evento. Ingratidão de minha parte ou expertise? Não sei dizer. O fato é que, mundos opostos, paralelos ou multiversos (fique à vontade para escolher a denominação) existem. A prova disso? França, Julho de 2023.