Por que as grifes internacionais estão de olho no Brasil?

11/06/2023

De acordo com relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), o Brasil foi o terceiro destino mundial de investimento estrangeiro (FDI) em 2022, recebendo cerca de US$ 85 bilhões. Esse montante colocou o país apenas atrás de Estados Unidos (318 bilhões) e China (180 bilhões).

Esse investimento estrangeiro foi motivado graças ao reinvestimento dos lucros das empresas e mudanças nas dívidas internas das companhias, e diminuição das preocupações dos investidores após a apresentação de propostas do governo para melhorar a situação econômica do país, se tornando atraente aos estrangeiros por sua economia diversificada e liderando a produção de commodities.

O mercado brasileiro, estando em destaque novamente, abre o olho de startups da moda internacional para movimentar seu mercado entre os clientes do país, já que uma baixa no dólar americano e valorização do real ocorridos no ano de 2023 permitem as empresas de apostarem no mercado brasileiro.

Exemplos assim passam a ser vistos com maior intensidade ultimamente, no qual diversas marcas estão buscando atrair para si o olhar dos amantes de moda brasileiros. Eventos, abertura de novas lojas, coleções inspiradas na cultura brasileira são apenas alguns dos acontecimentos que nos fazem parar e refletir sobre tamanho desejo em falar do nosso país.

Modelos vestem nova coleção Carolina Herrera Resort 2024 - créditos:jeffersondealmeida.com.br
Modelos vestem nova coleção Carolina Herrera Resort 2024 - créditos:jeffersondealmeida.com.br

JACQUEMUS vai às praias cariocas para coleção Resort 2024

O designer francês e dono da marca que leva seu sobrenome escolheu a cultura praiana do Rio de Janeiro para lançar sua nova coleção mostrando o paraíso mágico brasileiro e a estética do homem carioca.

Blazers marrons que se unem ao amarelo ou rosa, com golas abertas que dão destaque a ombreiras com extremidades afiadas super estilosas e descoladas e seguindo o ar chique da marca contrastados com calças de alfaiataria folgadas e mini shorts de banho com estampas gráficas.

CAROLINA HERRERA no Rio para coleção 2024

O estilista Wes Gordon trouxe a marca (pela primeira vez saída dos palcos de Nova York) para o Brasil em sua nova coleção de Resort, além de lançar ao vivo a nova fragrância CH.

As peças variavam entre sportwear, alfaiataria, vestidos crochês, conjuntos de blazer e shorts masculinos, seja no monocromático ou com estampados florais, mosaicos e uma combinação de cores perfeitamente tropicais.

A casa de vidro da BOTTEGA VENETA em São Paulo

A marca italiana lançou um evento cultural na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, na capital Paulista, chamado "The Square São Paulo" celebrando a cultura brasileira e os 10 anos da marca no Brasil.

A passagem da marca pelo Brasil teve duração de 11 dias (24 de maio a 3 de junho), no qual artistas e obras de arte de todo o país estavam reunidos para homenagear o legal da italiana Lina Bo Bardi unida à brasilidade, já que é uma figura importante do modernismo.

Todo esse interesse das empresas buscarem o Brasil é importante para a valorização não apenas do mercado, como também da cultura nacional. Maior reconhecimento atrai ainda mais investidores e novas marcas, que antes poderiam não ter percebido a grandiosidade do país, agora poderão trazer seus eventos para o público local. Contribuindo para a valorização monetária e histórica.

créditos: casavogue.globo.com
créditos: casavogue.globo.com