Sephora lança o "Sephora Sounds", um coletivo de talentos musicais inovador

01/08/2023

Unindo Harmonia e Estilo: Sephora Revoluciona o TikTok com o Coletivo Musical, focado no apoio de artistas negros.

Foto: wearelisten.com
Foto: wearelisten.com

A conceituada varejista de beleza, Sephora, deu um passo ousado ao se unir à agência de música criativa SixtyFour Music para lançar o "Sephora Sounds", um coletivo de artistas musicais em ascensão cujas músicas serão aproveitadas nos vídeos e campanhas da empresa no TikTok.

A iniciativa foi idealizada como uma maneira única e legal de participar musicalmente na popular plataforma, já que o TikTok não permite que empresas utilizem músicas para fins promocionais ou comerciais. Ao criar o Sephora Sounds, a empresa consegue colocar faixas legalmente para uso na plataforma e, ao mesmo tempo, auxilia artistas sub-representados a ganharem visibilidade.

Brent Mitchell, vice-presidente de mídia social e influenciadores da Sephora, explicou que uma das metas do projeto é desafiar as normas estabelecidas, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e compensação que criadores de cor, especialmente os criadores negros, recebem no TikTok.

@sephora Beauty with a beat? Say less 🎶 Today we launched Sephora Sounds—a first ever music collective to support and amplify underrepresented, emerging artists on our social platforms. So, turn that sound up—we’ve got new music to explore together starting with @precious. (Warning: Dancing is inevitable.) Check out all the #SephoraSounds ♬ original sound - sephora

O Sephora Sounds atualmente é composto por 55 artistas musicais em ascensão, sendo que mais da metade deles são mulheres e músicos negros, indígenas ou negros. A diversidade e representatividade são pilares fundamentais do coletivo, e isso é refletido na inclusão de artistas como a girl band Ain't Afraid, formada pelas irmãs gêmeas Inah e Yahzi, a cantora Ellie Kim, cujas músicas abordam sua experiência como mulher transgênero, e a cantora pop nigeriano-americana Precious, entre outros talentos promissores.

O objetivo do programa é desenvolver relacionamentos duradouros com os artistas, convidando-os para fazer parte do coletivo por um ano. A Sephora Sounds planeja inaugurar novos músicos de forma contínua e incluir pelo menos uma música de cada artista na biblioteca de música da varejista.

Até o momento, o Sephora Sounds já conta com uma biblioteca de mais de 500 músicas. Desde o lançamento do programa, a varejista tem observado resultados impressionantes: vídeos do TikTok que utilizam faixas do coletivo geraram mais do que o dobro de visualizações em comparação com a média dos vídeos da empresa na plataforma. Além disso, os artistas envolvidos no projeto também têm experimentado um aumento significativo nas plataformas de audição de música, como o Spotify, com picos de até 30% em suas audiências.

Assim, o programa visa oferecer uma nova plataforma para artistas emergentes e impulsionar a diversidade e inclusão no universo da música e beleza, provando que a criatividade pode florescer quando as indústrias se unem em prol de objetivos comuns.